BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Estadual Anísio Teixeira/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.

Escola de Tempo Integral

Escola de Tempo Integral

Educador, nasceu em 12 de julho de 1900, Caitité/Bahia; formou-se em Direito no Rio de Janeiro e em Educação nos Estados Unidos (Universidade de Columbia).

Na década de 20 liderou três reformas educacionais, na Bahia, no Ceará e no antigo Distrito Federal.

Também são realizações de Anísio Teixeira a Universidade de Brasília, o Instituto de Pesquisas Educacionais, a Fundação Nacional de Ciência, o Instituto de Educação, pioneiro no Brasil na formação superior de professores para a escola primária, entre muitos outros.

Darcy Ribeiro definia Anísio Teixeira como “aquele, entre os muito inteligentes que conheci, que é o mais inteligente e o mais cintilante de todos”.

Algumas das principais obras de Anísio Teixeira são: Educação para a Democracia; A Educação e a Crise Brasileira; A Universidade e a Liberdade Humana; Educação não é Privilégio e, Educação no Brasil.

Em 1946, ele assumiu o cargo de conselheiro da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

No ano seguinte, com o fim do Estado Novo, voltou ao Brasil e novamente tomou posse da Secretaria de Educação de seu Estado. Nessa gestão, criou, em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro/Escola Parque, em Salvador.

Anísio Teixeira morreu em 11 de março de 1971. Seu corpo foi encontrado no poço do elevador de um edifício no começo da Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

quinta-feira

As oficinas do noturno





Implantar oficinas de trabalho na Escola Estadual Anísio Teixeira (turno noturno) é um mecanismo para a democratização do ensino, estimulando a autoconfiança e a capacidade para a busca de uma atuação no mercado de trabalho.
As oficinas serão realizadas dentro da Unidade Escolar, com datas programadas e divulgadas com antecedência para que os interessados possam se inscrever.
Por unidade acontecerá em torno de duas ou três oficinas, a depender da disponibilidade de recursos físicos, humanos e financeiros.
Já foram realizadas as seguintes:
Manutenção de micro;
Culinária;
Corte de cabelo masculino;
Bijouteria ;
Voz e violão.

Pare, leia e reflita.


A organização escolar como instituição social foi idealizada para servir como instrumento de transmissão de cultura.
No Brasil a “primeira estrutura escolar” foi organizada pelos Jesuítas e tinha como principal objetivo catequizar os índios, ensinando-lhes a religião católica, como forma de dominação dos colonizadores portugueses. Esse domínio perdurou aproximadamente de 1580 até meados do século XVIII.
Devido ao crescimento das cidades e o aumento da população houve a necessidade de aumentar o acesso a educação. Porém é com o advento da República que a educação começa a se propagar pelo Brasil.
As escolas públicas eram freqüentadas pelos filhos das famílias de classe média. Os filhos dos ricos estudavam em internatos ou semi-internatos nas principais capitais brasileiras.
A educação tinha um caráter elitista, era destinada aos filhos dos donos de terra, desde que não fossem os mais velhos ou as mulheres, estas só poderiam aprender prendas domésticas e boas maneiras.
Essa deficiência perdurou por muito tempo e somente nos últimos 40 anos, tornou-se realmente pública. Ainda que com grandes percalços entre o ensino público e o ensino privado.
Atualmente quase que voltamos ao final do século XVIII, pois os filhos das famílias mais abastadas estudam nas escolas particulares que dizem oferecer melhor nível de ensino, enquanto que aos menos abastados só resta o ensino público, que ao meu ver tem melhorado bastante, pois as novas ações do governo tendem a trazer para a escola pública, professores qualificados e instrumentos que facilitam a atuação dos educadores e de seus educandos.
Ao escolher uma escola, seja para você ou para os seus filhos, analise o que ela pode lhe oferecer. Esta, por exemplo, faz parte de um elenco bastante procurado pela sua funcionalidade e qualificação dos professores.
A escola pública, ainda é o único meio de ascensão das classes menos favorecidas, por isso vamos lutar para que essas escolas sobrevivam.
QUANDO VOCÊ OUVIR ALGUMA CRÍTICA, VERIFIQUE A VERACIDADE DA MESMA, POIS O SENSACIONALISMO FAZ O MOMENTO, MAS SEU HISTÓRICO FAVORECE O SEU FUTURO.
Cidalva da Costa (Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Anísio Teixeira)

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO


Escola Estadual Anísio Teixeira, fundada em 1968, localizada à Ladeira do Paiva nº 40, no bairro da Caixa d'Água atende os níveis: Ensino Fundamental I e II.
A missão da Escola Anísio Teixeira é a busca da qualidade de um processo de ensino aprendizagem, integrando um trabalho participativo interdisciplinar que contribua para a formação do cidadão crítico, com o objetivo de potencializar as capacidades dos alunos ajustando sua maneira de selecionar e tratar os conteúdos de modo a auxiliá-los a desenvolver no máximo de sua possibilidade de ordem cognitiva, afetiva, física, ética, inserção social ao longo do ensino. Sua visão é o reconhecimento por desenvolver um trabalho na participação de toda equipe escolar, criatividade no ensino e respeito ao aluno.
A estrutura física da escola é ampla com dois pavimentos, área coberta e descoberta, com janelas tipo venezianas, bastante ventiladas, e iluminadas. No ambiente escolar encontram-se a biblioteca, composta de livros de literatura, didáticos e revistas; Cozinha com refeitório e despensa; banheiros para professores (masculino e feminino e alunos (masculino e feminino), estes subdivididos em compartimentos com lavatórios.
As áreas livres cobertas são utilizadas para as atividades de relaxamento e na área externa uma quadra esportiva.
A escola funciona nos três turnos, nas séries do Ensino fundamental I e II (matutino e vespertino) e EJA – Segmento do Ensino de Jovens e Adultos (noturno), sendo composto de : 1º Tempo Formativo (correspondente as séries do Ensino Fundamental I ) e 2º Tempo Formativo (correspondente as séries do Ensino Fundamenta II ).

Os funcionários estão dispostos da seguinte maneira: 1 diretora, 3 vices-diretoras, coordenadores, professores, secretária, digitadores, auxiliares de secretaria, porteiros, vigias, merendeiras, serventes. A diretora, as vices-diretoras e os coordenadores pedagógicos são graduados e pós-graduados, bem como a maioria dos professores. Os que ainda não são graduados, estão fazendo curso universitário.