BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Estadual Anísio Teixeira/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.

Escola de Tempo Integral

Escola de Tempo Integral

Educador, nasceu em 12 de julho de 1900, Caitité/Bahia; formou-se em Direito no Rio de Janeiro e em Educação nos Estados Unidos (Universidade de Columbia).

Na década de 20 liderou três reformas educacionais, na Bahia, no Ceará e no antigo Distrito Federal.

Também são realizações de Anísio Teixeira a Universidade de Brasília, o Instituto de Pesquisas Educacionais, a Fundação Nacional de Ciência, o Instituto de Educação, pioneiro no Brasil na formação superior de professores para a escola primária, entre muitos outros.

Darcy Ribeiro definia Anísio Teixeira como “aquele, entre os muito inteligentes que conheci, que é o mais inteligente e o mais cintilante de todos”.

Algumas das principais obras de Anísio Teixeira são: Educação para a Democracia; A Educação e a Crise Brasileira; A Universidade e a Liberdade Humana; Educação não é Privilégio e, Educação no Brasil.

Em 1946, ele assumiu o cargo de conselheiro da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

No ano seguinte, com o fim do Estado Novo, voltou ao Brasil e novamente tomou posse da Secretaria de Educação de seu Estado. Nessa gestão, criou, em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro/Escola Parque, em Salvador.

Anísio Teixeira morreu em 11 de março de 1971. Seu corpo foi encontrado no poço do elevador de um edifício no começo da Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

sexta-feira



Espetáculo musical no TCA comemora os 60 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro
O espetáculo musical “Contando a nova história” promete levar ao palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), a partir das 16 horas do dia 27 de setembro, as alegrias guardadas na memória do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Obra do educador baiano Anísio Teixeira, o Centro trouxe, em 21 de setembro de 1950, com a inauguração da Escola Parque de Salvador, uma nova perspectiva para o sistema educacional brasileiro: a educação em tempo integral.

fONTE:http://jornaldonicc.blogspot.com/2010/09/espetaculo-musical-no-tca-comemora-os.html

Parabéns!!!!!!!!!!!!

A equipe gestora, parabeniza todos os estudantes da Escola Estadual Anísio Teixeira,que estiveram presentes no Teatro Castro Alves na comemoração dos 60 anos da Escola Parque, pelo comportamento exemplar e pelos elogios recebidos pela Direção do teatro. O nosso muito obrigada aos professores, por orientar e acompanhar os nossos queridos alunos.
17/9/2010 15:07:05
Câmara destaca 60 anos da Escola Parque
Sessão especial fala também da importância de Anísio Teixeira



Performances de alunos, exposição de pinturas, entrega de placa ao diretor, depoimentos de professores e ex-alunos e pronunciamentos sobre os impactos positivos no campo educacional nestes 60 anos de existência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro marcaram a sessão especial dedicada à escola modelo criada pelo educador Anísio Teixeira.
A atividade legislativa, na manhã de sexta-feira (17), no Plenário Cosme de Farias da Câmara, foi requerida e dirigida pela vereadora Olívia Santana (PCdoB). “Anísio Teixeira era um visionário, estava à frente do seu tempo. Ele conseguiu materializar o conceito de escola integral que serve de modelo para o Brasil”, relatou a vereadora.
Olívia Santana aproveitou a ocasião para reforçar a importância da educação de qualidade como uma das alternativas para impedir que jovens e adolescentes ingressem na criminalidade. “Nossos meninos não precisam de cadeia, eles precisam de oportunidade, como bem idealizou Anísio Teixeira”, defendeu.
Há 23 anos cuidando dos livros do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, a bibliotecária Ariana Sampaio Cruz foi saudada por ex-alunos, dentre os quais William Ribeiro de Almeida, que diz ter ganhado gosto pela leitura por causa da servidora. “Eu não fui importante para a escola, ela que foi importante para mim”, disse humildemente Ariana, agradecendo aos elogios.

Placa

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro é composto por nove unidades: Escola Parque, Escolas Classe I, II, III, IV e outras quatro, incorporadas em 2002, Escola Álvaro Silva, Escola Anísio Teixeira, Escola Professora Candolina e Escola Celina Pinho
A filha de Anísio e presidente da fundação que leva o nome de seu pai, Christina Teixeira Monteiro de Barros, lembrou o legado dele e a luta por uma educação pública de qualidade. Juntamente com a vereadora Olívia Santana, Christina entregou placa ao atual diretor do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Gedean Ribeiro, homenageando o trabalho desenvolvido pela instituição.
Estiveram presentes na sessão especial, compondo a mesa de trabalho, a deputada federal Alice Portugal (PC do B); a coordenadora de educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Maria José Lacerda; o ex-aluno e ouvidor do Tribunal de Justiça da Bahia, Nerivaldo Sebastião; a professora Jaci Menezes; a doutora em enfermagem Solange dos Anjos; o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima; o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro; dentre outros.
Uilson Mendes, chefe de gabinete do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), acompanhou a sessão especial e destacou o valor das ações de Anísio Teixeira em prol da educação



Fonte: http://www.cms.ba.gov.br/noticias.asp?refnot=2106